Introdução
Fala navegante, tudo bem com você? Seja muito bem-vindo ou bem vinda ao meu canal. Eu sou o Arthur Willians e esse vídeo é para você que nunca usou o Krita, e quer entender como ele funciona para começar a fazer suas ilustrações sem precisar pagar fortunas para ter um adobe photoshop, ou apenas aumentar seus conhecimentos.
O krita é um programa de criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais e até animações, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia. Ele suporta vários formatos, converte e ainda tem suporte para HDR. Lembrando que é programa gratuito e por ser um programa profissional, conta com muitas ferramentas e recursos, mas aqui vamos ver o essencial para você começar a fazer sua primeira ilustração. Eu só preciso de 5 minuitinhos da sua atenção para te ensinar. E aí vamo nessa?
Após fazer o download no site oficial e instala-lo, link aqui em baixo, abra o krita normalmente e irá aparecer essa tela de boas-vindas.
Configurações iniciais
Onde você já tem acesso aos menus principais, arquivo, editar, iniciar, comunidade, já pode visualizar alguns pinceis e algumas ferramentas.
Para iniciar um trabalho, clique em arquivo novo, ou control +N
Nessa tela inicial você encontra várias opções como, documento personalizado, área de transferência, modelos de animação, modelos de quadrinhos e design mais alguns outros.
Clique em documento personalizado e coloque as medidas que irá fazer seu desenho, ou escolha uma medida pré-definida. Caso use uma medida que não aparece na lista, você pode salvá-la, para usar posteriormente. Escolha a resolução da imagem em ppi que irá usar. Eu aconselho a usar 300 ppi, pois te dará mais qualidade em detalhes.
Escolha o modelo de imagem que você irá trabalhar, como RGB, CMYK , LAB, deixe em 8 bits padrão, não mexa no perfil de cor, e clique em criar.
Nesse modelo, eu vou usar 2300 x 1294 em 300 ppi, RGB, nas configurações padrões, pois para mim já fica no tamanho de uma tela de vídeo.
Ferramentas
Quase todas as caixas de ferramentas são acopláveis para que você possa organizar sua área de trabalho da maneira que achar melhor. Como esse é um vídeo tutorial, vou ensinar com a tela padrão mesmo.
Já na direita, você terá a caixa de seleção de cores, camadas e predefinições de pinceis. Caso não apareça alguma dessas é só clicar nesse menu de seleção de áreas de trabalho e escolher a que mais lhe convém.
No canto superior temos a caixa de seleção de cores, logo abaixo a caixa de camadas, muito parecida com a photoshop, onde escolher o estilo da camada.
E mais abaixo, uma caixa de pincéis e as suas configurações
Na esquerda, temos a caixa de ferramentas geral, com os ícones das ferramentas que você irá usar para seus trabalhos.
Nela você encontrará, umas ferramentas como mover, pincel, texto, linha, recortar, formas geométricas, conta gotas entre várias outras
Nela você encontrará, umas ferramentas como mover, pincel, texto, linha, recortar, formas geométricas, conta gotas entre várias outras
E na parte de cima, encontrará a barra de ferramentas padrão de todos os programas.
Onde se encontra o salvar, desfazer, avançar, gradientes, pinceis, estilo do pincel, opacidade, tamanho do pincel, e algumas ferramentas de imagem, como espelhar horizontal e vertical,
Para um documento salvo, basta clicar em arquivo abrir, ou control + O, procurar algum trabalho que já tenha começado, ou alguma imagem que queria importar. Uma opção interessante, é que ele pode importar arquivos .psd, ou seja, ele lê e edita arquivos photoshop.
Configurar o Krita
Uma dica muito importante. Para configurar o krita, clique no menu configurações clique em configurar o krita.
Na aba geral você pode definir, a forma do cursor, a cor da área de trabalho, as ferramentas e outros. Te aconselho a não mexer em nada, nesse começo.
Em baixo, você tem todos os atalhos, onde poderá estudá-los e até editá-los.
Na terceira aba, você pode mudar o perfil de entrada, e escolher entre default, Paint tool Sai, photoshop até o tablet Pro. Essa opção muda a aparência da área de trabalho, apenas o atalhos e os nomes de alguns pincéis.
Agora que você já conhece a área de trabalho principal vamos para um pequeno tutorial para que você possa começar e finalizar sua primeira ilustração mas antes se inscreva no canal, deixe comentário e clica no botão de curtir para melhorar mais ainda.
Na caixa de camadas, crie mais uma ou duas camadas, e renomeias da forma que preferir. Eu utilizo sempre, como nomes rascunhos, line e depois pintura.
Já na sexta aba, você poderá configurar o desempenho, definindo máximo de memória ram que deseja o krita utilize, o local de backup entre outros. Nos outros menus, aconselho que não mexe por enquanto.
e se você utiliza uma mesa digitalizadora para desenhar, ela será reconhecida automaticamente, porém verifique as configurações da sua mesa em seu programa próprio ou no hardware dela.
Uma última opção inteligente, já criar um perfil de autor na aba autor. E já deixo salvo com meu nome artisico e minhas informações profissiionais.
Sua primeira ilustração
Agora, que você conhece os menus básicos, vamos para sua primeira pintura no krita.
Primeiro crie algumas camadas no modo normal, e renomeias. Eu utilizo isso para me manter organizado em projetos. Por exemplo.
Camada rascunho, lines, e depois alguns grupos de camadas para arte final.
Escolha a ferramenta pincel, ou apenas tecla e B e começe a rabiscar na camada de rascunho.
Faça seus rascunho, com ferramentas como lápis ou caneta.
Nessa aba, você encontrará os mais diversos tipos de pincéis.
Basta navegar por eles, escolher o pincel que mais te agrada.
Para apagar ou corrigir algum erro, selecione a ferramenta borracha ou clique na letra E.
Crie mais camadas se precisar.
Utilize os filtros disponíveis no menu filtrar e aplique o que você melhor para sua pintura.
Utilize sua imaginação para fazer seus desenhos.
Agora, com seu trabalho pronto, vamos salvá-lo.
Clique em arquivo, salvar ou salvar como e escolha a pasta onde irá salvar seu arquivo. Como pode ver, existem diversas opções, mas salve o em documento krita. Isso irá manter as camadas e os filtros que você aplicou, caso queira voltar a desenhar nesse projeto. Agora, para salvar em um formato para publicar em redes sociais, salve em jpeg, clicando em exportar ou control E.
E como sobrou alguns segundos, aqui vai um hack muito útil.
Quando quiser pintar dentro de suas camadas, ou alguma camada específica, sem precisar a ferramenta seleção, crie um grupo de camadas com a camada que irá pintar, duplique ela, e na segunda camada, ative a opção Herdar o ALFA. Veja como, tudo que fizer nessa camada, só irá influenciar o que tem nela.
Se você gostou desse tutorial, se inscreve ai no canal, deixa seu comentário já clica nessa caixinha aqui onde vai ter mais tutorias para você. Eu me chamo Arthur Willians e até o próximo video.
Abaixo ou acima, segue o vídeo desse conteúdo.
1 thought on “Aprenda a ilustrar no krita em 5 min”