Leica Oskar Barnack Award Ganha Nova Categoria Focada em Mulheres

A Leica, reconhecida por seu legado na fotografia, anunciou a expansão de seu compromisso com o talento feminino através do lançamento do LOBA Women Grant. Esta nova iniciativa será incorporada ao prestigiado Leica Oskar Barnack Award (LOBA), o principal concurso da empresa. Além das categorias tradicionais, o prêmio agora incluirá o LOBA Women Grant, abrindo portas para fotógrafas de todo o mundo.

Oportunidade de Realizar Projetos e Obter Reconhecimento Global

O LOBA Women Grant visa fornecer o suporte financeiro necessário para que as fotógrafas possam concretizar seus objetivos criativos e desenvolver novos projetos. O trabalho das vencedoras será exibido na exposição anual do Leica Oskar Barnack Award, que tem sua estreia na sede da Leica em Wetzlar e, posteriormente, circula por galerias e festivais de fotografia internacionais. Este é um passo significativo para aumentar a visibilidade e o reconhecimento do trabalho de mulheres na arte fotográfica.

Inscrições Abertas e Critérios para Candidatura

O período de inscrição para o primeiro LOBA Women Grant ocorrerá de 11 de fevereiro a 15 de março de 2026. O prêmio é destinado a fotógrafas profissionais com, no mínimo, 21 anos de idade. As interessadas poderão se candidatar com projetos em andamento ou com propostas para novas séries fotográficas. Um júri especializado, renovado anualmente, será responsável pela avaliação das propostas e seleção da ganhadora, com o objetivo de que o projeto seja concluído a tempo para a edição seguinte do Leica Oskar Barnack Awards.

Premiação e Temática Aberta com Foco em Perspectivas Positivas

Anúncios

O LOBA Women Grant contemplará a vencedora com uma dotação de 10.000 euros (aproximadamente R$ 60.000, dependendo da cotação), além de uma câmera Leica Q e suporte contínuo da marca durante as fases de implementação e produção do projeto. Embora o tema seja aberto, o comitê do LOBA destaca que as séries fotográficas vencedoras tendem a abordar a relação entre o ser humano e o meio ambiente, seja em suas dimensões sociais, culturais ou ecológicas. Karin Rehn-Kaufmann, Diretora de Arte e Representante Geral das Galerias Internacionais Leica, incentiva a submissão de projetos que apresentem perspectivas esperançosas, documentem soluções inspiradoras ou revelem caminhos para a mudança, valorizando abordagens que promovam transformações positivas.

Loading

About The Author

By Arthur Willians

Um cara que já passou dos 30, mas ainda é viciado em animes e o mundo da ilustração digital. Agora com a nova meta de divulgar e incentivar o máximo que puder todos a acreditarem nas habilidades de desenho