Krita é uma ferramenta de criação de ilustrações, concept art, histórias em quadrinhos, pinturas digitais, animações, possibilitando também ser usado como um programa de retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos, suportando vários modelos de cores e pintura HDR
Via google: https://krita.org/en/
Tá um programa que sou apaixonado. Suas paletas, são bem vivas, tanto em RGB com CMYK, e utilizam várias estilos de cores como o HSV :
Eu fiz um post bem detalhado sobre estilo de cores basta acessar aqui
Sabemos que o krita é um é um editor de imagens que tem como foco ilustrações e pinturas digitais mas o que poucos sabem quando se fala de krita, é que diferente de um photoshop que, na maioria das vezes vc faz a ilustração e coloração toda e depois aplica as texturas, no krita, isso já feito nos próprios pincéis básicos, que acompanham o programa, criando assim, um experiência de pintura muito mais próxima aos materiais tradicionais, ao estilo de pintura tradicional.
Como uma prévia, ele possui ferramentas
Ferramentas
- Ferramenta de Seleção de Formas.
- Ferramenta de Edição de Formas.
- Ferramenta de Texto.
- Ferramenta de Edição de Gradientes.
- Ferramenta de Edição dos Padrões.
- Ferramenta de Caligrafia.
- Ferramenta do Pincel de Traço Livre à Mão.
- Ferramenta de Linha Reta
- Pincel de texturas,
- Marca textos
- Opção de uso de imagem como referência dentro de uma mesma área de trabalho
Muito interessante ressaltar essa última ferramenta citada acima, que permite o uso de imagem fora da área pintura, mais ainda no dashboard negro, separado das camadas, como eu coloquei na imagem aqui a baixo.
Dessa forma é possível encher de referências seu trabalho e deixar tudo organizado em um mesmo arquivo.
O programa é bem seguro em si, pelo menos comigo, nesses dois anos de uso, nunca me deixou na mão, seja em questão de backup, travamentos ou bugs, nunca tive nenhum problema ao utilizar ele.
É possível programar os backups para tempos programadas, e salvar nos mais diversos formatos. Inclusive, um grande atrativo dele, é sua compatibilidade com o photoshop, pois possui um plugin nativo que permite exportar e editar, ou importar arquivos não muito complexos em psd.
Para baixa-lo, basta acessar seu site, e ir na guia download. Para quem quiser contribuir com o programa, é possível fazer uma doação ou comprar a versão paga na microsoftware store.