Canal de Notícias Utiliza Imagem Alterada por IA
O canal de notícias MS NOW, anteriormente conhecido como MSNBC, exibiu uma foto de Alex Pretti, o manifestante que foi morto por agentes de fronteira em Minneapolis, que havia sido editada por inteligência artificial. A emissora declarou ao site Snopes que não realizou a edição por conta própria, mas obteve a imagem da internet sem perceber que ela havia sido manipulada.
Críticas e Detalhes da Edição
A divulgação da imagem gerou críticas de diversas personalidades, incluindo o podcaster Joe Rogan, que acusou o MS NOW de fazer Pretti parecer “mais bonito”. A edição tornou os ombros de Pretti mais largos, sua pele mais bronzeada e seu nariz menos proeminente. Um porta-voz do MS NOW esclareceu que a rede não fez a edição, como sugerido por Rogan e outros. Curiosamente, outras organizações de notícias, como o Daily Mail e o International Business Times, também veicularam a mesma imagem aprimorada por IA.
Origem da Imagem e os Riscos da IA
A foto original de Pretti, onde ele trabalhava como enfermeiro de unidade de terapia intensiva (UTI), foi obtida a partir de um retrato oficial do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos. Por ser uma foto de uma foto, a qualidade original era baixa. Alguém, ainda não identificado, provavelmente um usuário da internet, utilizou um modelo de IA generativa para aprimorar a imagem, resultando em uma versão mais nítida, mas não mais fiel à realidade. Modelos de IA, ao processarem imagens e textos, criam novas representações que podem conter vieses, como a tendência de tornar as pessoas mais atraentes, explicando a aparência mais bela de Pretti na versão editada.
Outros Casos de Manipulação por IA
O caso de Alex Pretti não é o único em que criações de IA circularam com informações falsas originárias de Minnesota. Uma outra imagem viral, que supostamente mostrava o momento da morte de Pretti, também foi gerada por IA. A Reuters reportou que essa imagem não condiz com os múltiplos vídeos do incidente. Paralelamente, a Casa Branca publicou uma foto manipulada de um protesto, alterando o rosto de Nekima Levy Armstrong para que parecesse estar chorando, quando na verdade ela mantinha uma expressão séria.
![]()
