Apropriação Ideológica de ‘Matrix’
Lily Wachowski, co-criadora da icônica franquia de ficção científica ‘The Matrix’, expressou seu descontentamento com a interpretação de sua obra por grupos conservadores e de direita. Em participação no podcast ‘So True with Caleb Hearon’, Wachowski comentou sobre como sua obra tem sido utilizada para promover ideologias que divergem de sua intenção original.
“Você tem que deixar seu trabalho ir. As pessoas vão interpretá-lo como quiserem”, afirmou Wachowski. No entanto, ela confessou que, apesar de adotar uma postura de distanciamento após o lançamento de seus filmes, suas reações internas às apropriações ideológicas são fortes. “Eu olho para todas as teorias malucas e mutantes em torno dos filmes de Matrix e as ideologias malucas que esses filmes ajudaram a criar, e eu simplesmente digo: ‘O que vocês estão fazendo? Não! Isso está errado!’”, declarou.
‘Matrix’ como Alegoria Trans e a Politização do ‘Red Pill’
Lily Wachowski e sua irmã, Lana, ambas mulheres trans, conceberam ‘The Matrix’ com a intenção clara de que fosse uma alegoria sobre a experiência transgênero. Contudo, com o tempo, a narrativa do filme, especialmente a dicotomia entre a pílula azul e a pílula vermelha, foi politizada e apropriada por grupos de direita. O termo ‘red-pilled’ (ter tomado a pílula vermelha) passou a significar, em contextos de extrema-direita, o ‘despertar’ para uma suposta realidade dura da sociedade.
As interpretações conservadoras frequentemente veem a pílula vermelha como um símbolo para a aceitação de suas crenças, apresentadas como a ‘verdade difícil’ sobre as dinâmicas sociais. A jornada de Neo, que se liberta do sistema para lutar pela humanidade, também tem sido associada à luta contra agendas liberais percebidas e o politicamente correto.
Fascismo e a Apropriação de Ideias
Wachowski criticou veementemente essa apropriação, atribuindo-a a táticas fascistas. “A ideologia de direita se apropria absolutamente de tudo”, disse ela. “Eles se apropriam de pontos de vista da esquerda e os transformam para sua própria propaganda, para obscurecer qual é a verdadeira mensagem. Isso é o que o fascismo faz. E então, é claro, isso vai acontecer.”
Legado de ‘The Matrix’
Lançado em 1999, ‘The Matrix’ se consolidou como um dos filmes de ficção científica mais influentes de todos os tempos. Estrelado por Keanu Reeves, o filme foi um sucesso estrondoso, conquistando quatro Oscars e moldando a cultura pop. A franquia gerou três sequências: ‘The Matrix Reloaded’ e ‘The Matrix Revolutions’ (ambos em 2003), e ‘The Matrix Resurrections’ (2021). Embora Lily Wachowski não tenha participado da direção do último filme, um quinto longa está planejado, mas sem o envolvimento das irmãs Wachowski na direção.
![]()
