Vindicação no Mundo Digital

O fotógrafo Randy Dible, baseado em San Diego, relatou ter se sentido completamente vindicado após enfrentar acusações de falsificação em duas séries de suas fotos no mesmo dia. A primeira situação envolveu imagens de dois flamingos selvagens, conhecidos na região como Pink Floyd e Pink Flo. No mesmo dia, Dible também capturou fotos espetaculares do mar quebrando com o horizonte de San Diego e a Ponte de Coronado ao fundo.

Aposta e Desconfiança nas Redes Sociais

A desconfiança surgiu na página de Dible no Instagram, onde alguns usuários questionaram a autenticidade das fotos do surf. A incredulidade era tamanha que um internauta chegou a apostar US$ 1.000 com o fotógrafo, afirmando que ele não conseguiria provar a veracidade das imagens. Dible, no entanto, declarou à CBS San Diego que não utiliza Photoshop e que a chave para obter tais fotos é o uso de uma lente teleobjetiva de longo alcance, algo que os céticos não consideraram.

Metadata e o Erro no Relógio da Câmera

As fotos dos flamingos foram submetidas à CBS San Diego para exibição, mas foram rejeitadas pela equipe de produção devido a um carimbo de data questionável. Os metadados indicavam que as fotos foram tiradas em 2000, 26 anos atrás. O motivo? O relógio interno da câmera de Dible estava desconfigurado. “Isso me causou uma pausa suficiente para sentir que não deveríamos veicular essas fotos, pois eu não tinha 100% de certeza de que eram legítimas”, admitiu Katy Stegall, editora da mesa de notícias.

Prova Irrefutável no Local

Anúncios

Dible, sem saber do erro no relógio, posteriormente levou um repórter da CBS 8 ao local onde as fotos do surf foram tiradas para provar sua autenticidade. Para sua sorte e confirmação, os flamingos Pink Floyd e Pink Flo apareceram no mesmo momento, validando também as imagens das aves. A situação levanta um debate sobre a desconfiança crescente no mundo da fotografia, exacerbada pela inteligência artificial, e a importância de configurações corretas em equipamentos fotográficos, como o timestamp e a geolocalização, para garantir a autenticidade do trabalho.

Loading

About The Author

By Arthur Willians

Um cara que já passou dos 30, mas ainda é viciado em animes e o mundo da ilustração digital. Agora com a nova meta de divulgar e incentivar o máximo que puder todos a acreditarem nas habilidades de desenho