A Viltrox acaba de apresentar o NexusFocus F1, um sistema de controle de autofoco que promete revolucionar a forma como cinegrafistas utilizam lentes de cinema manuais em câmeras com montagem Sony E-mount. O dispositivo, descrito como o primeiro do mundo com essa funcionalidade, utiliza o sistema de autofoco por detecção de fase (PDAF) da Sony para automatizar lentes que, tradicionalmente, exigem foco manual.
Em um cenário onde lentes vintage ganham cada vez mais popularidade entre cinegrafistas em busca de um visual único, o NexusFocus F1 surge como uma ponte entre o passado e o presente. A Viltrox destaca que, por décadas, existiu uma lacuna entre a popularidade de lentes antigas e a necessidade de autofoco como padrão da indústria. O NexusFocus F1 foi criado exatamente para preencher essa lacuna.
Como funciona o NexusFocus F1?
O adaptador NexusFocus F1 é conectado ao corpo da câmera Sony E-mount, permitindo que lentes com montagem PL sejam acopladas a ele. Uma vez instalada a lente, um sistema de engrenagens é acoplado ao anel de foco manual da lente. O adaptador, então, utiliza as informações do sistema PDAF da câmera Sony para traduzir os dados de foco em movimentos precisos no anel manual da lente. Um aplicativo para smartphone acompanha o sistema, auxiliando na configuração e oferecendo perfis pré-carregados para uma ampla gama de lentes, garantindo que os dados de foco da câmera sejam convertidos corretamente em movimentos do anel de foco.
Controle total sobre Foco, Abertura e Zoom
Segundo a Viltrox, o NexusFocus F1 integra completamente as lentes de cinema manuais ao sistema da câmera. O controle de foco, abertura e até mesmo zoom pode ser realizado diretamente pela interface da câmera, eliminando a necessidade de controladores externos. O sistema é equipado com múltiplos motores: um para controle de foco e outros que podem gerenciar o anel de abertura e o zoom. No caso da abertura, os motores traduzem os comandos do dial da câmera para os movimentos necessários no anel de abertura da lente. O motor de zoom transforma lentes zoom manuais em ‘power zooms’, controláveis por meio de joysticks em câmeras Sony compatíveis, como a popular FX3. O sistema também funciona com o aplicativo Sony Monitor and Control, permitindo controle remoto.
Tecnologia e Vantagens
O NexusFocus F1 suporta tanto fotografia quanto gravação de vídeo, registrando dados EXIF completos. Uma vantagem destacada pela Viltrox é que, ao depender do autofoco da Sony em vez de sistemas baseados em LiDAR, o NexusFocus F1 evita problemas de paralaxe comuns em outras soluções, prometendo maior consistência. Essencialmente, o sistema reproduz a informação de autofoco que uma câmera Sony normalmente enviaria para uma lente AF, mas em vez de mover grupos de lentes internamente, ele move fisicamente o anel de foco manual. O sistema também se integra com os recursos de autofoco baseados em IA da Sony, como detecção e rastreamento de assuntos, além de detecção de rosto e olho.
Preços e Disponibilidade
O Viltrox NexusFocus F1 requer alimentação externa e é compatível com diversos tipos de cabos. O kit inicial, com um motor, está disponível em campanha de crowdfunding a partir de pouco mais de US$ 800, com previsão de envio em março. O kit com triplo motor custa cerca de US$ 1.050. Detalhes completos sobre a compra e os riscos inerentes a campanhas de crowdfunding podem ser encontrados na página do Kickstarter do Viltrox NexusFocus F1.
![]()
