Difere mesmo apenas seu país de origem, mas todas são estórias e histórias em quadrinhos, contadas por meio de sequências ou capítulos.
Mangá: Quadrinhos japoneses
Manwha: Quadrinhos, normalmente coloridos, porém coreanos
Manhua: Quadrinhos chineses
Como se lê um mangá, manhwa e manhua?
Mangás
Os mangás devem ser lidos da direita para a esquerda. Ao colocá-lo na mesa, por exemplo, veja se páginas terminam no lado esquerdo e se a lombada está para a direita. Comece pelo lado que traz o título, o nome do autor e a edição. É importante que você comece a ler o mangá pelo lado correto.
É comum se perder na leitura de um quadrinho, para quem está começando a conhecer esse mundo por agora.
Manhwa
Manhwa, são de origem coreana, e muito mais publicadas apenas na internet como um repositório de suas obras e adota a leitura da esquerda para a direita, padrão em HQs americanas e outras publicações ocidentais.
Costumas abordar os mais diversos gêneros e normalmente são coloridas, diferente dos mangás.
Alguns exemplos já bem famosos: Solo Leveling -Tower of God – Overgeared – Tomb Raider King – FFF-Class Trashero – Raid – God of Blackfield – Taming Master e muitos outros.
Manhua
Quadrinhos de origem chinesa. A maioria possui traços realistas, bem detalhados e geralmente são coloridos. Uma grande diferença é questão do traço, que está mudando constantemente, alguns são simples, outros mais realistas e outros bem “norte-americanizado”. O sentido de leitura é da direita para esquerda.
Um pouco diferente do padrão, o que na verdade torna o mundo dos quadrinhos muito mais vasto, é que os manhuas possuem categorias um pouco em comparação com os quadrinhos mangás por exemplo;
Manhuas de cultivo; Nesse outro artigo eu faço uma abordagem mais completa desse assunto;
cultivo é o Xianxia
cultivo é o Xuanhuan
cultivo é o Wuxia
Exemplos e indicações: Tales Of Demons And Gods – Against The Gods – Gu Daoist Master – God of Martial Arts – Star Martial God Technique – The Beginning After The End – Feng Shen Ji – The Scholars Reincarnation – Martial Peak
Onde surgiu os primeiros quadrinhos?
A primeira história em quadrinhos com as características que conhecemos hoje foi publicada nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth.
A autoria é do americano Richard Outcault. Meses mais tarde, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente.
Essa HQ intitulou-se “The Yellow Kid” e narrava as peripécias de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque, sempre vestida com uma grande camisola amarela.
A personagem comunicava-se por gírias, numa linguagem bastante coloquial, e trazia reflexões sobre a sociedade de consumo e questões raciais e urbanas.
Primeiros Quadrinhos no Brasil:
No Brasil, no entanto, a primeira revista em quadrinhos chamou-se O Tico-Tico e foi publicada em 1905 pelo periódico O Malho. Me lembro bem desses personagens nos livros de gramática…)
Idealizada pelo artista Renato de Castro, foi influenciada pela HQ francesa La Semaine de Suzette e teve como personagem mais popular o garoto Chiquinho.
Mas foi apenas em 1960 que o público brasileiro teve um gibi inteiramente colorido, com a publicação de A Turma do Pererê, do cartunista Ziraldo.
O gibi foi apresentado pela Editora O Cruzeiro e trazia personagens inspirados na cultura nacional.
Quando surgiu os primeiros mangás?
O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Já o mangá moderno tem influência dos cartuns ocidentais e de quadrinhos clássicos da Disney; e é basicamente uma criação de Osamu Tezuka, com Shin Takarajima (“A Nova Ilha do Tesouro”), de 1947.
Qual foi o primeiro Anime exibido?
O primeiro anime que foi produzido no Japão, Namakura Gatana (Espada Cega), foi feito por volta de 1917, mas há registros que ele foi realmente feito em 1907. Foi uma animação bem simples, feita sob telas de papel comum, apenas sendo passadas de velocidade por quadros.
Mas foi em 1963 que o primeiro anime, mais parecido com o formato que conhecemos hoje foi produzido e narrado.
Em 1961, Osamu Tezuka, o “Deus do Mangá”, criou o seu estúdio de animação, o Mushi Production. Lançou em 1963 a versão animada de “Astro Boy” (鉄腕アトム, Tetsuwan Atomu), o primeiro seriado animado do Japão. Na década de 1980, surgiram os OVA (Original Video Anime), seguindo o crescimento do mercado de videocassete.
A partir daí foram surgindo, outros formatos e estilos de animações. A popularidade foi tanta, que hoje temos diversos tipos, estilos e categorias de animações. O desenhista nerd, preparou uma lista com todos os tipos de e categorias de animações.
2 thoughts on “Qual a diferença entre mangá, manhwa e manhua?”