2021, um ano terrível para a dublagem brasileira;
Com um bom cinéfilo e grande espectador de animes e desenhos, sempre acompanho as matérias relacionas a esse vasto mundo da cultura pop.
Luto na dublagem brasileira
Orlando Drumont
que fazia as vozes do scoobidoo e Mario Monjardim que dublava a voz do salsicha. Dublavam grandes amigos na vida fictícia, e eram grandes amigos na vida real também. Pra você ter noção, Orlando era o padrinho de casamento do filho de Mario, e por uma grande coincidência, os dois nos deixaram praticamente na mesma semana.
Mas esse foram os mais recentes e atuais.
Segue a lista de outros grandes nomes que também nos deixaram;
Dário de Castro, Carlos Marques e Ana Lúcia Menezes também nos deixaram
Dário de Castro
morreu aos 72 anos em maio de 2021 por complicações de Covid-19. O dublador ficou conhecido por dublar atores como Russel Crowe e Liam Neeson, e trabalhou em filmes como Gladiador, O Homem de Aço, A Lista de Schindler, Tarzan e Pocahontas. Mas não para por aí não. Ele também fez as vozes de Raiden no filme Mortal Kombat (1995), Space Ghost, o Máximo em Eu Sou o Máximo, Caçador de Marte no desenho da Liga da Justiça e Ciclope na animação clássica dos X-Men.
Carlos Marques
morreu na última segunda-feira (19) aos 88 anos de idade, sem causa de morte revelada. Marques dublou diversos personagens de desenhos animados, como Patolino, Gaguinho, Hortelino, Garfield, Hércules, Robin (Super-Amigos), Homem-Aranha (desenho da década de 1960). Ele ainda fez as vozes de atores como Bill Pullman, Martin Short e Ryan O’Neal.
Ana Lúcia Menezes
morreu na madrugada desta terça-feira (20) após complicações de um Acidente Vascular Cerebral. Ela tinha apenas 46 anos. Seus trabalhos mais notórios da atriz e dubladora, estão Gwen (Ben 10), Ahsoka Tano (Star Wars: Clone Wars), Sam Pucket (iCarly), Suzy (Peppa Pig), Amy Rose (Sonic X), Chihiro (A Viagem de Chihiro), Koto (Yu Yu Hakusho), Misa Amane (Death Note) e Lupita (Rebelde). Uma voz de personagens femininas de grande impacto positivo na nossa infância.
Iara Risa
que tinha apenas 56 anos, dona das vozes de personagens como Arlequina, Jean Grey de X-Men Evolution e Florzinha, de “As Meninas Superpoderosas”.
Além de Arlequina e Florzinha, Iara também esteve presente com a sua voz em Buffy, Ben-10, A Princesa e o Sapo, Liga da Justiça, Scooby-Doo, entre outros. Iara morreu na cidade do Rio de Janeiro em 27 de abril de 2021, a notícia foi comunicada através do colega dublador, Guilherme Briggs.
Christiane Louise
Christiane Louise, famosa por dublar personagens como Margarida (Disney), faleceu ontem 05/08/2021 aos 49 anos. A informação foi dada pelo ator Mario Tupinamba em seu perfil do Instagram. Ainda não tenho dados sobre seu funeral, mas ela era famosa por dublar a Margarida, paixonite do pato donald.
Em 2020 perdemos também o dublador Jonas Mello, mas como são de anos anteriores, esse conteúdo fica para outro artigo.
Eu espero muito mesmo, não ter motivos para atualizar essa lista esse ano. A dublagem brasileira é muito boa e sensacional, principalmente nos últimos anos, que as dublagens passaram a ser adaptadas, não só para nosso idioma, mas para nossas gírias e jargões brasileiros também.
Editado: 10/08/2021
Júlio Chaves
Ator também deu voz a personagens de ‘Procurando Nemo’, ‘Harry Potter’ e ‘House of Cards’ O dublador Júlio Chaves morreu nesta terça-feira, 10, vítima de complicações da covid-19. A informação foi divulgada pelo amigo de Júlio, o também dublador Guilherme Briggs, em suas redes sociais.
É com muito pesar que informo que mais grande dublador brasileiro nos deixa. Vitima do covid. Ainda não temos muitos notícias sobre os detalhes
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?